Eletiva nº 1 - Sing and Learn - Aprendendo Inglês com música

RESPONSÁVEL


Angélica

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A música é uma poderosa ferramenta de ensino, capaz de envolver os alunos emocionalmente e facilitar a memorização de vocabulário, pronúncia e estruturas gramaticais em inglês. Utilizar músicas como recurso didático proporciona um ambiente de aprendizagem prazeroso, dinâmico e interdisciplinar. Essa eletiva visa promover o letramento linguístico e musical, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem e valorizando a cultura musical dos estudantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Escuta e análise de letras de músicas populares e acessíveis; atividades de vocabulário e interpretação de texto; jogos de palavras, karaokê e quizzes; criação de paródias ou versões em inglês; atividades interdisciplinares com Língua Portuguesa e Matemática; apresentações musicais e dramatizações.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação para a comunidade escolar. Avaliação final, roda de conversa e autoavaliação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 2 - Mito ou verdade Redação nota mil – Enem

    RESPONSÁVEL


    ILENIO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Capacitar os estudantes para produzir redações alinhadas às competências do Enem, desenvolvendo habilidades de escrita formal, argumentação e pensamento crítico, enquanto ampliam seu repertório sociocultural.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto será desenvolvido por meio de: • Oficinas de produção textual: estrutura da redação, argumentação, proposta de intervenção e revisão gramatical. • Análise de redações nota 1000 do Enem: identificação das estratégias usadas pelos melhores textos. • Discussões temáticas: análise de temas sociais relevantes e debates para ampliar o repertório cultural. • Simulações práticas: redações semanais com temas inspirados nos últimos exames do Enem, corrigidas com base nas competências oficiais. • Feedback individual: devolutivas detalhadas para cada estudante, destacando pontos fortes e aspectos a melhorar. • Estudo de situações eliminatórias: análise dos principais erros que podem anular a redação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os estudantes apresentarão um Painel Interativo de Redações com as melhores produções realizadas ao longo do semestre, exibindo as estratégias utilizadas para atender às cinco competências.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 3 - Let’s to talk English: da escola para o mundo!

    RESPONSÁVEL


    MAIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A necessidade de promover um ensino de língua inglesa mais funcional e conectado à realidade dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades comunicativas úteis e autênticas, além de despertar neles um possível sonho ou plano de uma viagem internacional, seja por lazer ou no âmbito acadêmico e profissional. A eletiva visa romper com o ensino tradicional e oferecer aos estudantes um ambiente dinâmico, participativo e criativo, onde aprender inglês seja uma experiência prazerosa e significativa.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Aulas interativas e expositivas com uso de slides, vídeos e músicas. 2. Dinâmicas e jogos de vocabulário (bingo, memory game, role-playing, etc.). 3. Simulações de situações reais, como ir à lanchonete, cumprimentar alguém, pedir informações, etc. 4. Trabalhos em grupo: construção coletiva de frases, diálogos e cartazes. 5. Atividades orais, escuta ativa e prática de pronúncia. 6. Projeto final: produção de placas bilíngues (português–inglês) para sinalização dos espaços escolares.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da disciplina propõe um projeto coletivo de sinalização da escola com placas em inglês, promovendo o uso prático da língua no ambiente escolar, reforçando o aprendizado de forma colaborativa e visual.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Inglês



    Eletiva nº 5 - ESTÉTICAS DA DANÇA: ARTES DO CORPO

    RESPONSÁVEL


    MAURO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a experimentação e a compreensão das estéticas da dança como expressão artística, cultural e política por meio de práticas corporais e reflexões críticas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva será desenvolvida em quatro etapas principais: Exploração Teórica: Aulas expositivas e dialogadas com o uso de vídeos, documentários. Pesquisa e Análise: Os alunos, divididos em grupos, farão pesquisas sobre um tema específico (ex: Forró, Sertanejo, Hip-hop, etc.). A pesquisa incluirá o levantamento de dados, a análise de informações e a discussão em grupo. Mão na Massa - Experimentos e Modelos: Esta etapa será dedicada à construção de projetos práticos. Cada grupo criará um modelo funcional, como a construção ou criação de uma coreografia e ensaios. Discussão e Debate: Os grupos apresentarão os resultados de suas pesquisas e a funcionalidade de seus modelos. Serão realizados debates sobre temas pesquisados, como a importância da música e dança na educação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das danças e suas funcionalidades e funções. Dessa forma, os alunos não apenas consolidarão seu aprendizado, mas também se tornarão multiplicadores do conhecimento, conscientizando a comunidade sobre a importância do tema.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Espanhol
    •  Filosofia
    •  Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Química
    •  Sociologia



    Eletiva nº 6 - Química na Prática: Ciência que Limpa, Transforma e Facilita o Dia a Dia

    RESPONSÁVEL


    IVAN

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Tornar a Química acessível e prática por meio de experimentos que fazem parte do dia a dia, desenvolvendo a curiosidade científica, o raciocínio lógico e a consciência sobre o uso de produtos químicos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • - Aulas introdutórias sobre o que são reações químicas. - Leitura e discussão de rótulos e bulas de produtos caseiros. - Planejamento e execução dos experimentos com registro e análise. - Produção de textos descritivos, receitas e passo a passo. - Criação de tabelas com medidas, tempos e observações dos efeitos. - Discussão sobre práticas sustentáveis e riscos do uso inadequado de substâncias. - Realização de oficinas com o professor colaborador (interpretação de texto e leitura de gráficos).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • “Feira da Química Doméstica: Ciência em Casa” - Estações com demonstrações de experimentos pelos alunos. - Apresentação de cartazes com receitas, explicações e cuidados. - Mural com fotos e resultados dos testes. - Entrega de panfleto com “Dicas de Química no Lar”.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Física
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 7 - Brincar é Resistir: Jogos Tradicionais na Cultura Brasileira

    RESPONSÁVEL


    JOAO XAVIER

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Resgatar e valorizar os jogos tradicionais brasileiros como instrumento pedagógico e cultural, promovendo a socialização, o respeito às diferenças e o protagonismo juvenil por meio da pesquisa, vivência e organização de práticas lúdicas no contexto escolar.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto será desenvolvido em etapas: apresentação do tema, leitura de texto base, pesquisa sobre jogos tradicionais, apresentação oral, vivências práticas e culminância com a Mostra Cultural. Haverá encontros interdisciplinares com o professor colaborador para produção textual e análise histórica dos jogos. As aulas da eletiva acontecerão sempre às quintas-feiras, com duração de 2 aulas consecutivas por semana.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização da “Mostra Cultural dos Jogos Tradicionais”, com exposição dos jogos pesquisados, apresentação oral dos grupos e participação ativa da comunidade escolar. Como produto final, os alunos elaborarão um relato de experiência em formato de artigo ou vídeo explicativo com caráter científico.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 8 - A Literatura Inglesa na Dramaturgia - “Once Upon a Screen - Movimentos Literários Ingleses na Telo

    RESPONSÁVEL


    Babi

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Compreender os principais movimentos literários ingleses, reconhecendo suas características, contextos históricos e autores representativos, a partir da análise de obras adaptadas para o cinema e a televisão, promovendo o desenvolvimento do senso crítico, da apreciação estética e da leitura contextualizada das narrativas literárias e audiovisuais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aula 1: Apresentação teórica do movimento literário, com foco em seus contextos históricos, características principais, autores representativos e influências na literatura brasileira. ● Aulas 2 a 4: Exibição de um filme (ou série) que represente, de forma simbólica ou direta, as características daquele movimento na dramaturgia, totalizando 150 minutos de exibição, distribuídos ao longo de três aulas. ● Debate pós-filme (integrado à aula 4 ou em momento posterior): Discussão coletiva sobre os elementos literários observados no audiovisual, identificação de traços do movimento estudado, intertextualidades com outras produções, possíveis influências no Brasil e reflexões sobre o uso da linguagem visual como meio de leitura crítica. Essa sequência se repetirá para cada novo movimento literário trabalhado, promovendo uma vivência cíclica que equilibra teoria e prática. Ao fim das exibições, os alunos realizarão a divisão da turma em grupos para determinarem como será feita a produção cênica (em forma de sarau, teatro, ou esquete), que representará os movimentos literários estudados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva será marcada por uma mostra artística-literária, em que os estudantes apresentarão produções cênicas inspiradas nos movimentos literários estudados, conectando-os com suas respectivas adaptações audiovisuais. A proposta é que cada grupo de alunos escolha um período da literatura inglesa — como o Romantismo, o Realismo, o Modernismo ou o Pós-modernismo — e apresente uma cena curta ou performance autoral que reflita os traços estéticos, temáticos e sociais daquele movimento.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 9 - Horta Orgânica com a Produção de Hortaliças

    RESPONSÁVEL


    ELCIO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto propõe a criação de uma horta orgânica na escola, onde os alunos dos anos finais do ensino fundamental poderão aprender práticas de agricultura sustentável, desenvolver habilidades socioeducativas e contribuir para a alimentação saudável da comunidade escolar. A implementação de uma horta escolar tem o potencial de enriquecer a experiência educacional dos alunos, promovendo a conscientização sobre alimentação saudável, sustentabilidade e o meio ambiente.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • METODOLOGIA Aulas Teóricas: Sessões de aula sobre conceitos de agricultura orgânica, biodiversidade e sustentabilidade. Oficinas Práticas: Atividades práticas de plantio, cultivo e colheita. Projetos Interdisciplinares: Integração de diferentes disciplinas através do projeto da horta. Estágios e Visitas: Visitas a hortas comunitárias e parcerias com agricultores locais. (VERIFICAR POSSIBILIDADE)
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Apresentação pública da horta e dos resultados do projeto, com o compartilhamento, por parte dos discentes, das vivências, dificuldades e aprendizagens durante o semestre. • Feira de hortaliças onde os alunos podem compartilhar suas experiências e produtos, como as próprias hortaliças e/ou receitas com a utilização das hortaliças cultivadas e troca de experiências com o público, sobre a horta. • Certificados de participação para os alunos envolvidos e documentário com os depoimentos dos próprios alunos, onde eles mostrarão todo o processo de cultivo e desenvolvimento das hortaliças, além de compartilharem o que aprenderam.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Química



    Eletiva nº 10 - JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: ( JOGANDO COM A MATEMÁTICA)

    RESPONSÁVEL


    ADRIANA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento, a compreensão, a consolidação e a aplicação prática dos conteúdos matemáticos no ensino médio por meio de jogos educativos é uma estratégia eficaz e inovadora. Ao utilizar os jogos como ferramenta de aprendizagem, os estudantes são levados a refletir sobre a relevância da Matemática tanto no ambiente escolar quanto nas situações do dia a dia. Inserida em um contexto sustentável, essa proposta ganha ainda mais força, pois incentiva os alunos a construírem seus próprios jogos a partir de materiais recicláveis ou reutilizáveis. Dessa forma, além de aprimorarem suas habilidades em cálculos, raciocínio lógico, resolução de problemas e interpretação de gráficos, também desenvolvem atitudes conscientes em relação ao meio ambiente. A iniciativa não apenas diversifica os métodos de ensino e aprendizagem da Matemática, como também estimula novos hábitos educacionais, colaborando para maior autonomia e agilidade dos estudantes ao lidarem com os desafios matemáticos. Unir a educação matemática à sustentabilidade representa uma abordagem criativa, socialmente responsável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As atividades serão divididas em formas diversificadas com recursos metodológicos conforme relato a seguir: (a) Leitura e discussões de textos/ roda de conversa; (b) Vídeos educacionais; (c) Produções escritas sobre jogos matemáticos; (d) Pesquisas na internet; (e) Construção de gráficos; (f) Análise e resolução de problemas do cotidiano; (g) Construção de jogos para cada série do ensino médio ; (h) Cursos na área de exatas; (i) Aplicação da fórmulas geométricas, (j) Socialização desse conhecimento adquirido por meio dos jogos com desafios matemáticos durante a trajetória do projeto.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Oficina com explicação das técnicas de como confeccionar e criar jogos matemáticos na educação básica e sala de jogos com desafios matemáticos,envolvendo jogos para o ensino médio, reflexão sobre a importância da matemática na vida pessoal e profissional, vivência simulada de utilização dos jogos bem como da sua utilização e importância para o desenvolvimento e aprendizagem no componente curricular.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 11 - Desenho Geométrico e Construções Geométricas

    RESPONSÁVEL


    Roque

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Abordar os conceitos fundamentais da Geometria Plana por meio do Desenho Geométrico, mostrando aos estudantes uma alternativa de aprendizado que foge ao mecanicismo tradicional das operações matemáticas, por vezes enfadonha e alguns casos, incompreensível.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas teórico-expositivas e práticas de Construção Geométrica, desenvolvidas a partir da abordagem conceitual dos entes primitvos da Geometria Plana, bem como dos polígonos regulares ou não e suas propriedades.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A proposta de culminância consiste na exposição das criações dos estudantes, isto é, os desenhos por eles produzidos, especialmente àqueles com maior grau de dificuldade e riqueza de detalhes.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 12 - PLURALIDADES AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS BRASILEIRAS

    RESPONSÁVEL


    RAFAEL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Conhecer e compreender aspectos, significativos da história e da cultura dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros valorizando suas contribuições para a formação da nação brasileira, bem com fomentar e consolidar práticas pedagógicas antirracistas capazes de formar cidadãos que compreendem e respeitam a si mesmos e aos outros.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolvimento de pesquisas para reflexões referente a temática. Produção e confecção de materiais para a apresentação referente a temática. Apresentação de Documentários. Aulas com auxílio de recursos de áudio para demonstração de materiais. Produção de tintas naturais para utilização de produção didática. Aulas demonstrativas com recursos audiovisuais. Dinâmicas e brincadeiras.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação do perfil virtual da eletiva, com uma apresentação cultural de abertura para inauguração do canal da eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 13 - Nas ondas do rádio viajam os nossos pensamentos - Radionovela

    RESPONSÁVEL


    JAPA(Fábio)

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de criar, produzir e analisar radionovelas, utilizando os recursos da linguagem radiofônica de forma criativa e expressiva. Aproximar os alunos dos princípios da física do som e da acústica, aplicando-os à produção de radionovelas. Promover a interdisciplinaridade entre as áreas de Física, Acústica e Língua Portuguesa, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Recompor Conteúdos de língua portuguesa e Matemática da prova SAEB
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas dialogadas: Apresentação dos conceitos básicos de física do som, acústica e linguagem radiofônica, com espaço para perguntas e debates. Atividades práticas: Experimentos de física do som: Exploração prática dos princípios da física do som através de experimentos simples e divertidos. Análise de radionovelas: Análise crítica de radionovelas existentes, identificando seus elementos constitutivos e características. Elaboração de roteiros: Criação de roteiros originais para radionovelas, explorando diferentes temas e gêneros. Gravação de episódios: Gravação dos episódios das radionovelas, utilizando técnicas de captação e edição de áudio.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • O Festival de Radionovelas será um evento aberto à comunidade escolar e local, com a participação de todas as turmas da disciplina eletiva. Cada turma apresentará uma radionovela original, que será avaliada por um júri composto por especialistas em física do som, acústica, produção radiofônica e literatura.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 14 - DINÂMICA DA TERRA: VULCÕES E TERREMOTOS

    RESPONSÁVEL


    JULIO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre os fenômenos geológicos de vulcanismo e sismologia, estimulando a pesquisa, a criatividade e a capacidade de relacionar conhecimentos científicos com a realidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva será desenvolvida em quatro etapas principais: Exploração Teórica: Aulas expositivas e dialogadas com o uso de vídeos, documentários e mapas para introduzir os conceitos fundamentais sobre vulcanismo e sismologia. Pesquisa e Análise: Os alunos, divididos em grupos, farão pesquisas sobre um tema específico (ex: um vulcão ativo, um grande terremoto da história, as tecnologias de monitoramento). A pesquisa incluirá o levantamento de dados, a análise de informações e a discussão em grupo. Mão na Massa - Experimentos e Modelos: Esta etapa será dedicada à construção de projetos práticos. Cada grupo criará um modelo funcional, como a construção de um vulcão com maquete, a simulação de ondas sísmicas com gelatina ou até a programação de um sensor simples para detecção de vibrações. Discussão e Debate: Os grupos apresentarão os resultados de suas pesquisas e a funcionalidade de seus modelos. Serão realizados debates sobre temas como a vida em áreas de risco e a importância da educação em desastres naturais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das maquetes e suas funcionalidade e funções. Dessa forma, os alunos não apenas consolidarão seu aprendizado, mas também se tornarão multiplicadores do conhecimento, conscientizando a comunidade sobre a importância do tema.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 15 - O mundo dos animais e sua aplicações

    RESPONSÁVEL


    RAIANY

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o conhecimento sobre a diversidade animal, suas características biológicas, ecológicas e culturais, por meio de atividades teóricas e práticas, incluindo microscopia, dissecação e culinária sustentável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas Teóricas: Biodiversidade animal e classificação. Anatomia comparada e técnicas de microscopia. Uso sustentável de animais na alimentação e cultura. Aulas Práticas Microscopia: -Visualização de lâminas prontas (sangue, tecidos, células vegetais). -Produção de lâminas pelos alunos (ex.: células da bochecha, cebola, folhas).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto "Ciência e Tradição: O Mundo dos Animais e suas Aplicações" será um evento dinâmico e interativo, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar com a comunidade escolar todo o conhecimento adquirido ao longo do desenvolvimento do projeto. O espaço será organizado em diferentes estações, cada uma representando um aspecto do trabalho realizado, unindo teoria e prática de forma criativa e acessível.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 16 - Empreendedorismo: formando vencedores

    RESPONSÁVEL


    ALEX

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes do ensino médio o desenvolvimento de uma postura proativa, pensamento estratégico e habilidades analíticas, estimulando a busca contínua por conhecimentos que os ajudem a resolver problemas complexos de maneira eficiente, integrando esses aprendizados ao seu projeto de vida e fortalecendo seu protagonismo.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O empreendedorismo é uma prática dinâmica e desafiadora que exige mais do que apenas inspiração e criatividade. Ele se baseia em metodologias estruturadas que ajudam a identificar oportunidades, validar ideias, reduzir riscos e construir negócios sustentáveis. A metodologia do empreendedorismo é um conjunto de princípios, ferramentas e processos que orientam o desenvolvimento de empreendimentos, desde a concepção inicial até a execução prática.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A criação de um estande que explora diferentes profissões é uma oportunidade única para oferecer ao público, especialmente jovens e estudantes, uma experiência imersiva e educativa. O objetivo principal é apresentar diversas áreas profissionais de forma prática, interativa e inspirada, ajudando os visitantes a compreenderem melhor as possibilidades de carreira e tomarem decisões mais informadas sobre seu futuro.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Sociologia



    Eletiva nº 18 - Estilos e Ritmos de Danças: Conhecendo o Corpo e a Cultura

    RESPONSÁVEL


    ELISSANDRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A dança é uma linguagem universal presente em todas as culturas e épocas. Ela permite a expressão de emoções, valores, tradições e histórias. Ao trabalhar os estilos e ritmos de danças em sala de aula, oportuniza-se o desenvolvimento da consciência corporal, da socialização, da autoestima, além da valorização da diversidade cultural. Essa eletiva contribui para uma formação mais ampla, envolvendo arte, cultura, saúde e movimento, despertando o interesse dos estudantes por diferentes formas de expressão.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Roda de conversa sobre a dança no cotidiano dos alunos. Aulas expositivas com vídeos e análises de estilos variados de dança. Oficinas práticas com movimentos básicos de cada ritmo. Convidados ou profissionais para pequenas oficinas ou palestras (se possível). Trabalhos em grupo para criação de pequenas coreografias. Análise da história e origem de cada estilo. Confecção de cartazes, murais ou vídeos explicativos. Diários reflexivos sobre a experiência com cada estilo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância se dará com a realização de atividades elaboradas pelos alunos com o foco nos conceitos abordados durante o desenvolvimento desta eletiva, por meio de uma apresentação de uma peça teatral, canto e dança
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 19 - ROBÓTICA PARA TODOS

    RESPONSÁVEL


    DANIEL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a cidadania digital por meio do desenvolvimento das competências do século XXI, com ênfase no letramento digital, pensamento computacional e uso consciente das tecnologias. Busca-se capacitar os estudantes a compreenderem, resolverem problemas e proporem soluções inovadoras de forma crítica, ética e eficaz em diferentes contextos do cotidiano.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Introduzir conceitos fundamentais de robótica de forma acessível e envolvente. Desenvolver habilidades práticas em programação e eletrônica. Estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio de projetos práticos. Identificar e solucionar desafios práticos relacionados à robótica. Colaborar em projetos, dividindo tarefas e responsabilidades. Desenvolver habilidades de resolução de problemas através da lógica e algoritmos. Integrar ciência, tecnologia, engenharia e matemática em atividades práticas. Capacitar para lidar com tecnologias emergentes e desafios do mercado de trabalho. Encorajar a busca por soluções originais e a experimentação com novas ideias. Permitir que os alunos desenvolvam projetos e aprendam com seus erros. Construção de robôs, programação de sistemas e realização de experimentos. Aprender a ler e interpretar diferentes tipos de textos. Aplicar conceitos matemáticos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto “Explorando o Mundo da Robótica” será marcada por uma exposição interativa, com o objetivo de compartilhar as aprendizagens, experiências e produções desenvolvidas ao longo do semestre. Durante o evento, os alunos apresentarão os robôs construídos, explicarão os princípios de funcionamento dos projetos e demonstrarão, na prática, os conhecimentos adquiridos em programação, automação e pensamento computacional. Haverá também painéis explicativos com registros fotográficos, esquemas, gráficos e relatos dos estudantes sobre os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante o processo. Como parte da culminância, será exibido um documentário produzido pelos próprios alunos, que irá reunir imagens das oficinas, depoimentos, bastidores das construções, participação em competições e momentos marcantes do desenvolvimento do projeto. Essa produção audiovisual servirá não apenas como registro da jornada pedagógica vivenciada, mas também como ferramenta de inspiração para outras turmas e incentivo ao protagonismo juvenil. O evento pretende fortalecer os laços entre escola e estudantes, valorizando o conhecimento construído coletivamente e ampliando o reconhecimento da importância da educação tecnológica e inovadora.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 20 - Jogos e Brincadeiras: Socializando e Aprendendo

    RESPONSÁVEL


    LARISSA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a socialização, o desenvolvimento cognitivo e a inclusão por meio da vivência crítica e criativa de jogos e brincadeiras tradicionais e adaptados.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As estratégias incluem: Brincadeiras tradicionais e adaptadas Leitura de textos instrucionais e argumentativos Criação de slogans e regras de jogos Produção de mini relatos, cartazes, podcasts e vídeos Registros coletivos em murais e livretos Apoio pedagógico específico para estudantes com deficiência (recursos visuais, pranchas de comunicação, objetos táteis, mediação)
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra Lúdica Inclusiva – “Brincar também é aprender” Exposição de brinquedos produzidos Apresentação de jogos coletivos Leitura de textos argumentativos criados pelos alunos Relato de experiência (vídeo ou painel ilustrado) sobre a inclusão nas brincadeiras Registro fotográfico e audiovisual
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 21 - Vivendo na Cidade Educação, Cidadania e Sustentabilidade Urbana

    RESPONSÁVEL


    LEIDIANE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a compreensão crítica sobre o crescimento urbano no Brasil, suas implicações sociais, econômicas e ambientais, estimulando a cidadania ativa e o protagonismo juvenil por meio do estudo da realidade local e da participação em ações comunitárias.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividades práticas: Produção de reportagens pelos alunos, em grupos, sobre temas urbanos de sua comunidade, utilizando recursos multimídia (textos, fotos, vídeos). Organização de um seminário ou exposição para compartilhar os trabalhos produzidos. Debates sobre cidadania ativa e participação social no contexto urbano. Proposição de ações comunitárias ou campanhas educativas que os alunos possam realizar para contribuir com a melhoria da cidade.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao final do projeto, os alunos apresentarão seu aprendizado na culminância do colégio. Cada grupo montará estandes com suas reportagens, exibindo textos, vídeos e materiais visuais, além de conduzir rodas de conversa para explicar seus temas e responder perguntas. Haverá também apresentações orais e audiovisuais curtas para ampliar o alcance das reflexões.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 22 - “A importância do ato de ler”

    RESPONSÁVEL


    MIGUEL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Aumentar a capacidade de compreensão dos sentidos do texto, bem como proporcionar bases sólidas para decifrar e recriar, de certa forma, o mundo.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Apresentar textos diferentes para os estudantes; Compreender os discursos presentes nas obras literárias, musicais, artísticas, etc.; Analisar os discursos presentes nas obras artísticas; Compreender como as produções estéticas veiculam os discursos presentes na sociedade.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os estudantes farão uma apresentação do que aprenderam de mais relevante na eletiva, segundo as opiniões deles.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 23 - "Explorando Exoplanetas: Outros Mundos no Universo"

    RESPONSÁVEL


    NATANAEL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Investigar e compreender o conceito de exoplanetas, sua importância para a ciência, os métodos de detecção e suas possíveis características, por meio de aulas teóricas e atividades práticas interdisciplinares.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Compreender o que são exoplanetas e como são detectados; Identificar os principais métodos de observação astronômica; Relacionar as condições de habitabilidade de um planeta com a Terra; Desenvolver raciocínio lógico e habilidades de pesquisa; Trabalhar com dados científicos de forma crítica e criativa; Produzir representações gráficas e artísticas de possíveis exoplanetas; Estimular a cooperação, o debate e a produção coletiva do conhecimento.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • O projeto será conduzido por meio de: Aulas expositivas dialogadas com uso de vídeos, imagens e mapas astronômicos; Leitura e discussão de textos científicos e jornalísticos adaptados; Pesquisas orientadas em fontes confiáveis, inclusive em sites de agências espaciais (NASA, ESA); Atividades em grupos para construção de maquetes, cartazes, gráficos e protótipos; Debates e apresentações orais sobre temas como habitabilidade e vida extraterrestre; Oficina criativa: construção de um planeta fictício com base nos conceitos aprendidos; Jogo de simulação sobre a exploração de exoplanetas e tomada de decisões científicas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia



    Eletiva nº 24 - Ciência no Prato: alimentação saudável e digestão.

    RESPONSÁVEL


    NATHALIA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o entendimento do sistema digestório humano e dos princípios de uma alimentação saudável e equilibrada, incentivando a adoção de hábitos alimentares conscientes e sustentáveis.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Compreender a anatomia e o funcionamento do sistema digestório humano. Identificar os grupos alimentares e sua importância para a saúde. Refletir sobre o impacto dos alimentos industrializados e ultraprocessados na saúde humana. Desenvolver habilidades para leitura de rótulos e interpretação de tabelas nutricionais. Incentivar a experimentação e a elaboração de refeições mais saudáveis. Relacionar alimentação e saúde com os conceitos de higiene, conservação e preparo dos alimentos. Estimular práticas alimentares sustentáveis, como evitar o desperdício e valorizar alimentos naturais e regionais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os estudantes apresentarão maquetes do sistema digestório, painéis informativos sobre alimentação saudável, produções artísticas, jogos educativos e degustações de preparações feitas durante a oficina culinária. Também será organizada uma exposição de rótulos analisados e receitas saudáveis elaboradas pelos alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 25 - No Brasil e no Mundo Me Vejo Te Vejo: Construindo Caminhos

    RESPONSÁVEL


    Vagner

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Estimular a compreensão critica sobre fatos e noticias do Brasil e do mundo e suas implicações no cotidiano dos brasileiros.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Melhorar a leitura; Estimular o acesso a informações por meios de comunicação confiáveis; Melhorar o referencial teórico dos estudantes; Oferecer alternativas ao uso de redes sociais na escola. Desenvolver hábitos de assistir/ ler jornais e revistas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao final do projeto, os alunos apresentarão seu aprendizado na culminância do colégio. Cada grupo montará estandes com suas reportagens, exibindo textos, vídeos e materiais visuais, além de conduzir rodas de conversa para explicar seus temas e responder perguntas. Haverá também apresentações orais e audiovisuais curtas para ampliar o alcance das reflexões.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 26 - “Da Arte ao Olhar Crítico: Cores, Formas e Expressões”

    RESPONSÁVEL


    LAIANE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento da leitura estética, da expressão artística e da análise crítica por meio de atividades práticas em Artes Visuais, integrando habilidades de Língua Portuguesa e Matemática.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Compreender os principais elementos das Artes Visuais (linhas, formas, cores, texturas, luz e sombra). Analisar obras de arte, identificando significados, contextos e intenções do autor. Interpretar diferentes linguagens artísticas e textos não verbais (Descritor D10 - Língua Portuguesa). Trabalhar conceitos de proporção, escala, simetria e organização espacial nas produções artísticas (Descritores D49 e D50 - Matemática). Produzir textos descritivos e reflexivos sobre os processos de criação (Descritores D5 e D6 - Língua Portuguesa). Ler e interpretar tabelas e gráficos relacionados às atividades artísticas (Descritor D21 - Matemática).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação aberta à comunidade escolar com: Exposição das produções artísticas dos alunos. Painéis descritivos com textos reflexivos produzidos durante o projeto. Gráficos demonstrando a escolha de cores, formas e técnicas utilizadas. Roda de conversa entre alunos e visitantes sobre os aprendizados adquiridos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 27 - Matemática em ação

    RESPONSÁVEL


    Waldes

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • xxx
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • xxxx
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • xxx
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 28 - Leitura e Saber

    RESPONSÁVEL


    VINICIUS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • xx
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • xx
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • xx
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 29 - Sabores e Saberes

    RESPONSÁVEL


    Francisco

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apresentação aberta à comunidade escolar com: Exposição das produções artísticas dos alunos. Painéis descritivos com textos reflexivos produzidos durante o projeto. Gráficos demonstrando a escolha de cores, formas e técnicas utilizadas. Roda de conversa entre alunos e visitantes sobre os aprendizados adquiridos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover a educação interdisciplinar – Utilizar a culinária como ferramenta pedagógica para integrar conhecimentos de ciências, matemática, cultura e história, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Estimular a criatividade e o pensamento científico – Transformar a cozinha em um espaço de experimentação, onde os participantes possam testar hipóteses, observar reações químicas e explorar técnicas culinárias de forma lúdica e investigativa. Fortalecer hábitos alimentares saudáveis – Incentivar a conscientização sobre nutrição e sustentabilidade por meio da preparação de alimentos, demonstrando como escolhas culinárias impactam a saúde e o meio ambiente.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Estações Temáticas Interativas ; Mostra Cultural Gastronômica;Desafio Criativo: "MasterChef Educativo";Degustação Coletiva e Feedback
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática